Desenvolvimento Pessoal
Os objetivos é que falham

Os objetivos é que falham

 

Quem nunca desistiu, a meio do caminho, de um objetivo a que se propôs alcançar?

Se houver por aí alguém, por favor partilhe comigo. Quero muito conhecê-lo(a). 😊

 

Quando decidimos arregaçar as mangas para concretizar um objetivo há muitas variáveis a ter em conta para aumentarmos a probabilidade de o alcançar. Uma das variáveis é a dimensão dos objetivos.

 

No Coaching podem destacar-se 2 tipos de objetivos:

– os objetivos guru;

– os objetivos bebé.

 

Um objetivo guru é um objetivo de maior dimensão que se entende, inicialmente, como complexo e inacessível. É, muitas vezes, um sonho ou um resultado de uma visão mais além. É algo que nos surge numa perspetiva máxima e de futuro.

 

Um objetivo bebé é um objetivo de menor dimensão que entendemos como fácil e simples. É algo mais imediato.

 

Quando decidimos avançar para um objetivo guru, partimos de um sonho, do mundo das ideias (elemento ar). Para concretizar as ideias, levá-las para a matéria (elemento terra) é importante definir o primeiro pequeno passo e, a seguir, outros pequenos próximos passos que permitam construir o caminho para chegar ao alcance do objetivo guru.

À medida que vamos concretizando os objetivos bebé vamos ganhando autoconfiança no processo e isso motiva-nos a continuar. Há um caminho que vai sendo construído.

 

OBJETIVO GURU = muitos objetivos bebés

As probabilidades de sucesso aumentam quando aliamos o objetivo guru e objetivos bebés.

Ter um grande objetivo guru sem definir os objetivos bebé conduz a frustração, o que pode aumentar a probabilidade de desistir.

Definir objetivos bebé sem ter um grande objetivo guru, pode conduzir a desmotivação e ausência de sentido.

Celebrar e registar esses passinhos pode, também, ajudar a seguir no bom caminho.

Se nos focamos somente no nosso objetivo mais elevado (no guru), é difícil sair do campo do sonho e, com o tempo, podemos perder autoconfiança e automotivação. Podem surgir pensamentos como “eu não sou capaz”, “eu não estou a conseguir” ou “eu estou a falhar”.

Quando se desiste do objetivo a meio do caminho, aquilo que pode estar a falhar não é a pessoa, mas sim a falta de objetivos bebés para chegar ao objetivo guru.

 

Até 31 julho decorre uma campanha de desconto para sessões de coaching holísitico a iniciarem em agosto ou setembro. E há mais uma novidade: agora, também, estou no Alto do Lumiar (Lisboa).

 

Agendar sessão de esclarecimento sobre Coaching

Grata por estarem aí. Mesmo 🙂

Dia feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *